15 de junho de 2021

Nictalopia: dificuldade em enxergar a noite ou com pouca luz

Nictalopia: dificuldade em enxergar a noite ou com pouca luz

A dificuldade de enxergar durante a noite ou em ambientes com pouca luminosidade pode indicar um problema na visão chamado nictalopia, também conhecida como cegueira noturna que, embora tenha esse nome, não significa ausência de visão, mas dificuldades para ver e/ou dirigir à noite. A causa dessa condição da visão é um distúrbio nos bastonetes da retina que possibilitam a visão em ambientes escuros.

Somente um oftalmologista pode determinar a causa e o tipo de tratamento, uma vez que nem todos os tipos de cegueira noturna têm tratamento. Somente após a identificação da causa, o especialista poderá tomar as devidas providências para corrigir a visão.

A nictalopia não é considerada uma doença, mas várias doenças oculares podem causar cegueira noturna. Ao lado, algumas causas:

Miopia: visão borrada ao olhar para objetos distantes;

Catarata: o cristalino do olho fica embaçado;

Retinite pigmentosa: pigmento escuro se acumula na retina, causando visão em tubular;

Síndrome de Usher: uma doença genética que afeta a visão e a audição;

Deficiência de vitamina A (em casos mais raros): pacientes com doenças hepáticas ou do pâncreas, às vezes, não conseguem absorver grandes quantidades de vitamina A. Esta vitamina exerce funções na transformação de impulsos nervosos em imagens na retina. Por isso, os portadores destas doenças apresentam risco de desenvolver cegueira noturna;

Pacientes com níveis altos de glicose (açúcar) no sangue ou diabetes: apresentam maior risco de desenvolver doenças oculares como catarata. Nos casos de cegueira noturna causada por miopia, catarata ou deficiência de vitamina A, há tratamento. O uso de lentes corretivas (óculos ou lente de contato) melhora a visão míope durante a noite e o dia. O especialista deverá ser informado se o problema continuar em locais com pouca iluminação mesmo com o uso das lentes.

TRATAMENTO DA CATARATA
Se a catarata for a causa subjacente da cegueira noturna, o problema melhorará consideravelmente depois da cirurgia.

TRATAMENTO DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A
Se os níveis de vitamina A estiverem baixos, o médico poderá prescrever suplementos de vitamina.

TRATAMENTO DA CEGUEIRA NOTURNA CAUSADA POR CAUSA GENÉTICA
Não há tratamento disponível para a cegueira noturna causada por doenças genéticas como a retinite pigmentosa. Quem sofre desse tipo de cegueira noturna deve evitar dirigir à noite.

Pessoas com mais idade são mais propensas a apresentar cegueira noturna por causa do risco de desenvolver catarata.

Quando o indivíduo perceber que a visão está turva ou com manchas periféricas, quando estiver exposto a situações de baixa luminosidade, deve procurar a ajuda de um oftalmologista.

O especialista fará o diagnóstico por meio de exames específicos relacionados à causa dos sintomas apresentados. Um exame de sangue poderá avaliar os níveis de vitamina A e a glicose do paciente. A rapidez do diagnóstico melhora as chances de recuperação da visão que foi, parcialmente, prejudicada.

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação
+
Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. O programa brasileiro de transplante de órgãos e tecidos é um dos ...

1 de setembro de 2021
A relação entre diabetes e saúde ocular
+
A relação entre diabetes e saúde ocular

O diabetes é considerado, mundialmente, um dos maiores problemas de saúde. Manter a glicemia sob controle auxilia na redução dos riscos de doenças renais, ...

22 de fevereiro de 2022
7 Cuidados para quem usa Lentes de Contato
+
7 Cuidados para quem usa Lentes de Contato

Lentes de contato proporcionam praticidade em diversos momentos do dia-a-dia e ainda ajudam a compor o look, mas é preciso cuidar direitinho delas. Confira 7 ...

9 de junho de 2022
siga @centrocampineiro no Instagram