28 de janeiro de 2020

Computador e a saúde ocular

Computador e a saúde ocular

Ficar muito tempo no computador afeta a nossa visão? Costumamos ouvir de nossos avós ou pais que ficar muito próximo à televisão ou muito tempo no computador, pode causar problemas à nossa visão, mas será mesmo verdade?

O computador é uma ferramenta crucial na vida de muitas pessoas e a maioria trabalha utilizando um, porém, passar duas horas ou mais em frente à tela pode ser prejudicial. A tela em si do monitor não é prejudicial aos nossos olhos, não emitindo níveis de radiação capazes de prejudicar nossa visão. No entanto, o uso exacerbado pode ocasionar a chamada “Síndrome Visual do Computador”.

A Síndrome é caracterizada pelo cansaço visual devido ao uso prolongado do computador. Isso ocorre porque quando estamos olhando para a tela, além de não piscarmos com tanta frequência, estamos constantemente “focando e refocando” nos pixels, minúsculos pontos que compõem as imagens e letras no computador, e os quais os nossos olhos não conseguem deixar definidos sem esforço. Todo esse trabalho de foco sobrecarrega os músculos dos olhos e a capacidade para focar diminui. Por consequência, os sintomas desenvolvidos acabam sendo:

• Olhos secos e vermelhos, por não piscarmos tanto quanto deveríamos;

• Coceira;

• Visão embaçada;

• Sensibilidade à luz;

• Dor e ardor ocular.

Passar até mesmo duas horas em frente à tela já implica em risco de desenvolver essa síndrome, mas há opções para melhorar as condições e diminuir os sintomas. O principal é, a cada duas horas, descansar cinco minutos, fechando os olhos ou focando em objetos à distância, como olhar por uma janela, por exemplo. Para as condições de uso serem melhores para nossos olhos, é importante:

• Manter o monitor a 60 cm do rosto, na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;

• Evite luminárias próximas, luzes diretas no monitor ou reflexos na tela;

• Limpar com frequência a tela do computador;

• Manter a sala onde está o computador sempre bem iluminada.

Colírios lubrificantes são grandes aliados contra as sensações de olho seco, coceira e ardência, mas todo medicamento, inclusive os colírios, deve ser receitado por um médico oftalmologista.

Caso sinta qualquer um desses sintomas, é imprescindível consultar-se com um especialista para que avalie as possíveis causas e recomendações, pois o uso de óculos também pode ser recomendado para quem passa muito tempo diante de um computador.

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente
+
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente

O retinoblastoma pode ser raro, mas é o tumor ocular mais comum na infância, com cerca de 400 novos casos todos os anos no Brasil, sendo 90% deles em crianças de ...

1 de fevereiro de 2022
Alterações visuais relacionadas aos hormônios da gravidez
+
Alterações visuais relacionadas aos hormônios da gravidez

Durante nove meses, período da gestação, a grávida passa por mudanças emocionais, psicológicas e físicas. Muito mais do que uma barriga que não para de ...

30 de junho de 2022
A relação entre diabetes e saúde ocular
+
A relação entre diabetes e saúde ocular

O diabetes é considerado, mundialmente, um dos maiores problemas de saúde. Manter a glicemia sob controle auxilia na redução dos riscos de doenças renais, ...

22 de fevereiro de 2022
siga @centrocampineiro no Instagram