6 de julho de 2021

Cuidados com a visão e segurança no trânsito: qual é a relação?

Cuidados com a visão e segurança no trânsito: qual é a relação?

Enxergar com clareza é um dos pré-requisitos mais importantes na hora de dirigir. Não é por menos que, tanto para obter, quanto para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a avaliação oftalmológica é parte obrigatória do processo. O exame é realizado em clínicas conveniadas ao DETRAN e pode identificar limitações que comprometem a condução de veículos automotores. Motoristas com danos relacionados à visão, sem a correção adequada, enfrentam dificuldades para realizar manobras, como ultrapassagens, e para visualizar a sinalização, pedestres e outras situações de risco, aumentando as chances de acidentes de trânsito. Assim, não há dúvidas: boa visão e segurança no trânsito têm tudo a ver!

Atualmente, no Brasil, 20,7 milhões de motoristas e motociclistas possuem restrição de código A, que representa a necessidade do uso de lentes corretivas. Nesse caso, dirigir ou pilotar sem óculos ou lentes de contato é infração gravíssima, com acúmulo de 7 pontos na CNH, penalidade multa e retenção do veículo até o saneamento da irregularidade ou apresentação de condutor habilitado, como medida administrativa. Essa é uma forma de promover um trânsito mais seguro para outros motoristas, passageiros e pedestres, uma vez que cerca de 1,6 mil acidentes registrados em rodovias brasileiras, entre 2016 e 2019, foram causados por questões relacionadas ao comprometimento da saúde visual, de acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), analisados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

“O exame de aptidão física e mental, incluindo a avaliação oftalmológica, é obrigatório para quem deseja obter ou renovar a CNH.”

A importância do exame oftalmológico

O exame de aptidão física e mental, incluindo a avaliação oftalmológica, é obrigatório para quem deseja obter ou renovar a CNH. Contudo, visitar o médico oftalmologista regularmente, e não só nestes momentos, é de extrema importância. O ideal é que a consulta seja realizada, ao menos, uma vez por ano, pois, dessa forma, é possível identificar possíveis alterações e tratar precocemente, prevenindo complicações, inclusive as mais graves, como perda da visão. Além disso, é no momento da consulta que pode ser realizado um novo exame de refração, para definir se há a necessidade de ajustar o grau dos óculos, a fim de garantir a melhor acuidade visual possível.

Óculos especiais para cada situação

Os óculos com lentes escuras constituem uma excelente opção, especialmente ao dirigir sob o sol, pois além de proporcionar uma visão mais nítida em situações com muita luz, eles ainda protegem dos raios ultravioletas. Além deles, existem óculos com lentes coloridas, que auxiliam na visão de contrastes, no ofuscamento e proporcionam maior conforto visual.

Lentes amarelas: melhora a qualidade da visão em locais com pouca luz e reduz o ofuscamento.

Lentes cinzas: ideal para situações com excesso de claridade solar.

Lentes verdes: auxilia a visão em condições com luminosidade moderada.

Lentes laranjas: melhora o contraste, tanto em dias ensolarados, como durante a noite.

Mas, lembre-se: antes de optar pelo uso de óculos especiais, é importante conversar com o médico oftalmologista.

Itens de segurança obrigatórios

Localizado na parte posterior do carro, próximo ao teto, o quebra-sol é o equipamento de segurança obrigatório que cobre parcialmente o vidro dianteiro e impede a incidência direta da luz solar sobre os olhos do motorista, garantindo melhor visibilidade. Para motociclistas, usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção, além de obrigatório, é a melhor forma de proteger a região dos olhos de traumas e outros acidentes.

Estar com a visão em dia é fundamental para dirigir com segurança. Ao notar incômodos ou dificuldades para enxergar com clareza, consulte um médico oftalmologista. Assim, você ajuda a promover um trânsito mais seguro.

– –
Fonte: Veja Bem – CBO em Revista

Você também pode gostar
Ceratocone: 9 principais dúvidas no dia a dia do consultório
+
Ceratocone: 9 principais dúvidas no dia a dia do consultório

Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea caracterizada por afinamento progressivo e protrusão em formato de cone levando a déficit visual. Com que ...

6 de janeiro de 2022
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente
+
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente

O retinoblastoma pode ser raro, mas é o tumor ocular mais comum na infância, com cerca de 400 novos casos todos os anos no Brasil, sendo 90% deles em crianças de ...

1 de fevereiro de 2022
Cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos
+
Cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos

Para ter uma visão saudável é importante tomar alguns cuidados com a higiene dos olhos, tendo ciência de determinadas atitudes que possam prevenir danos à ...

8 de fevereiro de 2022
siga @centrocampineiro no Instagram