8 de fevereiro de 2017

Entenda por que coçar os olhos pode ser prejudicial

Entenda por que coçar os olhos pode ser prejudicial

Depois de muitas horas no computador, os olhos ficam irritados e a tentação de coçá-los é grande. Depois de acordar, também, o costume também é de fazer isso. Parece um hábito inofensivo e traz um alívio imediato, mas na verdade, é preciso cautela.

Por mais que o primeiro instinto seja coçar o olho, essa não é uma atitude recomendada para quem busca manter uma boa saúde para os olhos.

Irritação dos olhos é um dos primeiros impactos

Ao coçar os olhos, acontece a mesma coisa do que em outras áreas: quanto mais você coçar, mais terá vontade de continuar fazendo. Em curto prazo, você poderá sentir uma ardência nos olhos, além de uma sensação pertinente de irritação. Quando você coça a região, você aumenta o risco de ficar com a região vermelha e até mesmo inchada.

Pode causar deformações na córnea

A região dos olhos é muito sensível e se deforma facilmente. Ao coçar os olhos, você pode imprimir uma deformação que, eventualmente, pode se tornar permanente. Ao coçar a região todo o tempo, você causará um acúmulo de pequenas deformações. Com o tempo, isso pode promover ou favorecer a ocorrência de ceratocone, uma doença progressiva na qual a região da córnea se torna cada vez mais cônica.

Pode causar aumento do grau

Pouca gente sabe, mas coçar a região pode fazer com que o grau de algum tipo de desvio de visão aumente. No caso do ceratocone, por exemplo, há um aumento irregular do grau de astigmatismo e que pode levar até mesmo à perda de visão. Mesmo sem chegar a esse extremo, coçar a região pode diminuir a acuidade da visão e diminuir a qualidade de vida, aumentando a necessidade de óculos e até mesmo de cirurgia.

Pode transferir bactérias para os seus olhos

A higienização das mãos é essencial em todo momento do dia, para garantir que as impurezas estejam ausentes. Ao coçar os olhos, você está basicamente passando a sujeira dela para os seus olhos, que devem ficar sempre livres deste tipo de ameaça.

Pode aumentar a pressão ocular

Todo mundo que quer manter a saúde ocular em dia sabe da importância de manter a pressão sob controle. Ao coçar os olhos, ela pode subir até 20 vezes, geralmente voltando ao normal depois. Mas, caso exista alguma condição pré-existente, isso pode não acontecer.

Descolamento de retina pode ser efeito em longo prazo

Em longo prazo, a coceira excessiva e intensa pode levar a um descolamento de retina. O grande problema é que isso afeta a formação da visão, já que a retina é uma membrana importante para transmitir impulsos elétricos ligados a esse sentido. Em alguns casos, esse descolamento pode não ser totalmente reversível e, em outros, exige um procedimento cirúrgico. Como consequência, a visão pode ficar borrada, pouco nítida e até mesmo perda parcial ou total de visão.

Quando a coceira se instalar

Procure utilizar compressas geladas, lavar com soro fisiológico ou colírios lubrificantes ou colírios antialérgicos. Eles são anti-histamínicos, que aliviam a coceira e estabilizam a membrana dos mastócitos.

Só o médico médico oftalmologista, vale lembrar, pode prescrevê-los.

Você também pode gostar
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas
+
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos… Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar ...

30 de março de 2022
Ceratocone: saiba como identificar e tratar
+
Ceratocone: saiba como identificar e tratar

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada 100.000 pessoas no mundo, de 4 a 600 delas desenvolvem o ceratocone. Também conhecido como ...

7 de junho de 2022
Comer bem ajuda a enxergar bem?
+
Comer bem ajuda a enxergar bem?

Certamente, você já ouviu que cenoura faz bem para os olhos. A ideia, popular principalmente entre nossas avós, conta, sim, com um fundo de verdade. Manter uma ...

29 de setembro de 2021
siga @centrocampineiro no Instagram