21 de julho de 2021

Existe tratamento com remédios para a catarata?

Existe tratamento com remédios para a catarata?

Algumas doenças podem ser controladas com remédios e tratamentos, especialmente como medidas preventivas. A catarata, porém, não é um desses casos.

Se você já ouviu que alguém curou a catarata com remédios ou outros tipos de tratamento, atenção! De acordo com os médicos oftalmologistas, e com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o único tratamento para a catarata é a cirurgia.

A chamada catarata senil é um processo natural do corpo que faz parte do envelhecimento. O cristalino, lente transparente por onde a luz passa em nossos olhos e que ajuda a formar a nossa visão de forma nítida, é uma membrana fina que, com o tempo, torna-se opaca.

Esse processo de opacificação do cristalino também pode acontecer com o uso irregular de corticoides, ou devido a traumas e acidentes, ou até mesmo ser congênito. Mas, em todos os casos, uma vez que o cristalino se torna opaco, não é possível reverter este efeito.

Os sintomas da catarata podem ser visão turva, miopia, visão dupla, halos ou manchas na visão, sensibilidade à luz (a chamada fotofobia) e diminuição de sensibilidade a cores e contraste, o que torna a visão, em lugares pouco iluminados, mais difícil.

Após a perda de transparência do cristalino, a única forma de retornar à visão é através de cirurgia. A cirurgia é feita com anestesia local e não há necessidade de internação. É feita uma pequena incisão no olho e por ela a lente comprometida é removida, e uma nova lente é inserida em seu lugar. Além de eliminar a catarata, a cirurgia também pode ser utilizada para corrigir problemas de visão como miopia ou hipermetropia, ao inserir uma lente específica para o caso do paciente. Com isso, algumas vezes, a visão após a cirurgia é melhor do que antes do paciente desenvolver a catarata.

“Agora que você já sabe, caso alguém diga que é possível curar catarata com medicamentos, fale que isso não é verdade!”

É importante sempre consultar seu médico oftalmologista e nunca aceitar sugestões de medicamentos, sem a receita médica, pois somente um médico especialista pode dizer o que é melhor para cada caso. Cuide da sua saúde ocular e não caia em fake news!

– –
Fonte: Veja Bem – CBO em Revista

Você também pode gostar
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente
+
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente

O retinoblastoma pode ser raro, mas é o tumor ocular mais comum na infância, com cerca de 400 novos casos todos os anos no Brasil, sendo 90% deles em crianças de ...

1 de fevereiro de 2022
Mitos e Verdades sobre Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo
+
Mitos e Verdades sobre Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

Quando os olhos não focalizam uma imagem com nitidez, embaçando a visão, o melhor é procurar um especialista! Você pode estar apresentando erros de refração. ...

7 de outubro de 2021
Check-up oftalmológico anual: a melhor forma de garantir a sua saúde ocular
+
Check-up oftalmológico anual: a melhor forma de garantir a sua saúde ocular

Muita gente aproveita o início do ano para realizar um check-up em sua saúde. Realizam inúmeros exames de rotina no coração, nos ossos, na cabeça, mas acabam ...

16 de março de 2022
siga @centrocampineiro no Instagram