STF decide definitivamente que quem cuida da Saúde Ocular é o Médico
Ao longo de muitos anos, a especialidade no Brasil vem sendo desafiada por não médicos que insistem em ocupar um lugar que não lhes cabe na realização de exames de vista e na prescrição de lentes de grau. Felizmente, a Oftalmologia – consequentemente, a saúde ocular – se destaca .
STF garante que diagnósticos e prescrições oftalmológicos são exclusivos dos médicos
É ato ilegal o pedido de exames, consultas e prescrição de lentes por optometristas. É o que decidiu, nesta sexta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) ao acolher a argumentação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no julgamento da Arguição.
Uso de lente de contato exige prescrição médica
Mesmo que possa significar uma aparente economia, adquirir lentes de contato sem a prescrição e o acompanhamento de um oftalmologista pode acabar custando caro. A avaliação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), alertando que a cada quatro brasileiros .
A importância do oftalmologista na adaptação das lentes de contato
Muito se pergunta sobre o por quê da necessidade de lentes de contato serem adaptadas por médicos oftalmologistas, e não por técnicos. Bem… muitos são os argumentos. As lentes de contato interferem no metabolismo e fisiologia corneal. Também podem levar à perda visual irreversível em c.
O que são e como funcionam as lentes multifocais
As chamadas lentes multifocais ou progressivas são indicadas para pacientes que precisam enxergar bem de longe, perto e intermediário, permitindo “muitos focos” ao usuário, através do mesmo par de lentes, dispensando o uso de dois óculos (para perto e longe). Para as pessoas com idade acima.
Mitos e verdades sobre as lentes de contato
Seja por razões estéticas ou por correção visual, os usuários de lentes de contatos devem tomar cuidado com relação ao uso e à conservação delas. Existem muitos mitos sobre o assunto, então, algumas vezes, pode ser difícil separá-los dos fatos. Aqui estão alguns dos mitos mais comuns: .
Adaptação da lente é um ato médico
A Soblec adverte a população para que tenha cuidado ao adquirir lentes de contato sem prescrição de um oftalmologista, a adaptação da lente é um ato médico.
Novas regras para adaptação de lentes
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou resolução em que afirma serem atos exclusivos médicos a indicação, adaptação e acompanhamento de lentes de contato.
Cuidados e manutenção das lentes de contato
As lentes de contato são elementos frágeis, que dependem de um correto e cuidadoso manuseio, seja na sua colocação e retirada dos olhos.
Esclarecimento para o uso de lente de contato
O uso inadequado e inadvertido de lentes de contato, sem orientação médico-oftalmológica, pode causar sérios danos a saúde ocular.
Limpar lentes com soro favorece infecções
Além de não desinfetar corretamente, o soro propicia problemas: a maioria contém substâncias químicas, que podem ser tóxicas.