22 de janeiro de 2020

Saúde das pálpebras evita problemas de visão

Saúde das pálpebras evita problemas de visão

Mudanças hormonais, excesso de sol, genética, envelhecimento ou problemas musculares são algumas causas das pálpebras caídas que podem originar fadiga visual, dificuldade de leitura, dor de cabeça constante, entre tantos outros problemas.

A redução do campo de visão é uma realidade para a maioria dos pacientes que sofre com excesso de pele causado pela perda da elasticidade e o problema é apresentando geralmente em pessoas com idades entre 45 e 55 anos, mas também pode ser genético.

Fatores externos, como o excesso de sol, por exemplo, também podem acelerar o processo de envelhecimento. O uso de protetores solares e hidratantes específicos para a região, além da utilização de óculos escuros de qualidade, colaboram para a manutenção da saúde das pálpebras.

Quando a visão fica comprometida, não há escapatória, a cirurgia deve ser realizada para que a pessoa volte a ter o mesmo campo de visão de antigamente.

Em alguns casos, a indicação da cirurgia, chamada blefaroplastia, é necessária também pelo aspecto estético e funcional. Em outros casos extremos a pele pesa tanto em cima dos olhos sendo necessário inclinar a cabeça para trás para tentar enxergar por debaixo da pálpebra ou levantar as sobrancelhas repetidamente para elevar a pele na tentativa de ampliar o campo de visão.

A cirurgia é simples, rápida e não exige internação, a pessoa que se submeteu ao procedimento pode receber alta no mesmo dia. A sedação é anestésica e o procedimento dura cerca de 1h30, no caso de ser apenas a pálpebra superior, e duas horas, no total, quando também é feita a pálpebra inferior.

Vale lembrar sobre a importância de o procedimento ser feito por um profissional especializado, para minimizar os riscos de complicações.

– –
Fonte: Universo Visual – A Revista da Oftalmologia

Você também pode gostar
Exame de fundo de olho pode diagnosticar a hipertensão
+
Exame de fundo de olho pode diagnosticar a hipertensão

Dizem que os olhos são espelhos da alma. Porém o que muitos não sabem é que mais do que revelar o que sentimos, os olhos podem ajudar no diagnóstico de ...

4 de agosto de 2021
Descolamento de retina pode afetar até 3% das crianças
+
Descolamento de retina pode afetar até 3% das crianças

O principal sintoma no descolamento de retina é a redução na capacidade de enxergar e a cirurgia é a única maneira de lidar com o problema O descolamento de ...

19 de outubro de 2021
Ceratocone: 9 principais dúvidas no dia a dia do consultório
+
Ceratocone: 9 principais dúvidas no dia a dia do consultório

Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea caracterizada por afinamento progressivo e protrusão em formato de cone levando a déficit visual. Com que ...

6 de janeiro de 2022
siga @centrocampineiro no Instagram