6 de março de 2016

Semana mundial de combate ao glaucoma

Semana mundial de combate ao glaucoma

A Semana Mundial do Glaucoma objetiva prevenir e alertar a população para a doença conhecida como o ‘ladrão silencioso da visão’ e que afeta 4,5 milhões de pessoas no planeta que podem estar cegas devido aos efeitos do glaucoma. Até 2020, a estimativa é de 11,2 milhões de afetados pela doença e com perda da visão.

O Glaucoma pode ser evitado com uma simples visita ao oftalmologista e realização de exames preventivos, por isso, a classe médica se mobiliza nesta semana para alertar e lembrar a população.

O evento ocorre em todo o mundo do dia 06 de março até o dia 12 de março sendo realizado por associações mundiais de Glaucoma e de Pacientes, além de oftalmologistas de vários países. Em tal evento mundial existem diversas ações que são programadas para lembrar a população da importância de ir regularmente ao oftalmologista e submeter-se às avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico.

Com causa desconhecida, o glaucoma compromete o nervo óptico encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro. Correm mais riscos os que passaram dos 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, histórico familiar da doença e com a pressão intraocular elevada. A doença na forma mais comum, que responde por 80% dos casos, é silenciosa, não provocando dor ou outros sinais.

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) aponta que 80% das pessoas que têm glaucoma só buscaram o oftalmologista depois de perceber alterações como perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e embaçamento. No entanto, ao ser descoberta, pode ser controlada com medicamentos, que impedem sua progressão e o comprometimento da visão. Alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho. A visão perdida, entretanto, não pode ser restabelecida.

 

Você também pode gostar
Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação
+
Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. O programa brasileiro de transplante de órgãos e tecidos é um dos ...

1 de setembro de 2021
Erros refrativos devem receber a devida atenção
+
Erros refrativos devem receber a devida atenção

Uma dificuldade para ler um texto aqui, outra, para focar um letreiro mais distante ali… Não enxergar com nitidez pode ser um sinal de alerta. Os erros de ...

7 de dezembro de 2021
Mitos e Verdades sobre Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo
+
Mitos e Verdades sobre Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

Quando os olhos não focalizam uma imagem com nitidez, embaçando a visão, o melhor é procurar um especialista! Você pode estar apresentando erros de refração. ...

7 de outubro de 2021
siga @centrocampineiro no Instagram